BIO

Duo Clavis

Sobre o Duo

Duo Clavis foi formado em 2011 pelos músicos paranaenses Marcello Casagrande (vibrafone) e Mateus Gonsales (piano). O Duo apresenta um repertório com arranjos de clássicos da música instrumental brasileira juntamente com composições inéditas, tanto autorais como composições encomendadas. Através de seus timbres e texturas sonoras camerísticas resultantes do uso livre e criativo de improvisações, somando-se a sintonia da parceria musical de alto nível, vem recebendo elogios e aplausos do púbico em geral e do meio musical por suas intensas e sensíveis performances. Trabalham no sentido de incentivar a criação e a divulgação do repertório da música brasileira instrumental, assim como contribuir para a divulgação de sua formação instrumental pouco convencional, que destaca o vibrafone e piano. As influências da música brasileira dos grandes mestres Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Cesar Camargo Mariano, e de nomes do Jazz como Chick Corea, da música contemporânea são fontes fundamentais para sua sonoridade. O Duo Clavis tem como uma de suas características principais a utilização da improvisação como elemento essencial para a estruturação criativa de sua música. O novo, o inesperado, o silêncio…são alguns dos caminhos percorridos através da trilha sonora do Duo Clavis.

O Duo vem realizando diversos shows e concertos, fez sua estreia em 2011 na Série de música de câmara da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL); foi convidado a participar de varias edições dentro da programação artística do Festival Internacional de Música de Londrina; fez concertos na Série Palcos Musicais, e se apresentou por várias cidades do estado do Paraná em projetos do SESC e SESI.. Em 2013, o Duo idealizou e realizou o projeto Duo Clavis – Concertos Itinerantes 2013 com patrocínio da COPEL, apresentando-se por diversas cidades do estado do Paraná. Em 2014 se apresentaram no VI Encontro Latino-Americano de Percussão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU – MG) e realizaram concerto/masterclass na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2015 foi lançado seu primeiro CD “Duo Clavis” com obras inéditas de compositores londrinenses dedicadas ao Duo, e de grandes nomes da música instrumental brasileira.
Em janeiro de 2016 se apresentaram no I Festival Só Vibras – Encontro de Vibrafones, realizado na Central das Artes em São Paulo, evento que reuniu os principais vibrafonistas brasileiros. Apresentaram concerto/masterclass no 14o. Festival Internacional de Percussão da Patagônia em General Roca, Argentina; em Nova York (USA) no Johnny Pacheco Latin music and Jazz Festival, e no NYC KoSA Percussion Day. Em 2017 se apresentaram no VII Vibraciones – Festival Internacional de Vibrafone e Marimba – em Lima no Peru. Em 2017 em parceria com o Festival Internacional de música de Londrina apresentaram o Show “Um Encontro de timbres” junto ao acordeonista Toninho Ferragutti.

Discografia / Repertório

O CD “Duo Clavis” foi gravado no Estúdio Primovere (Londrina-PR) em agosto/setembro de 2014 e lançado em 2015-2016. O CD é comemorativo ao aniversário de 80 anos da cidade de Londrina e teve o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. O CD celebra e registra o intenso e variado cenário da música instrumental Londrinense apresentando obras originais dedicadas e encomendadas ao Duo pelos compositores londrinenses: André Siqueira, Fernando Kozu, Gilberto de Queiroz, Marco Veronesi, Victor Lazzarini, Vitor Gorni. Neste CD também estão gravadas composições de grandes nomes da música instrumental brasileira, como Ney Rosauro (um dos professores de Casagrande), Paulo Braga (professor de Gonsales) e César Camargo Mariano, grande influência da música instrumental brasileira.. No repertório dos shows do Duo estão também músicas Egberto Gismonti, Paulo Braga, Guinga, César Camargo Mariano, Letieres Leite, Toninho Ferragutti, Chick Corea, Charlie Haden, Milt Jackson,…

Depoimentos

“Tive o grande prazer de acompanhar a carreira desses maravilhosos músicos, desde o início. Dois exemplos de dedicação profissional e desenvolvimento musical. O Duo Clavis é a união da maturidade desses músicos que veio para dar uma valiosa contribuição ao cenário de qualidade musical. Fiquei honrado e feliz em ser convidado para compor uma peça para seu primeiro CD. Minha música, Mingus, recebeu uma interpretação impecável que a enriqueceu muito.”

VÍTOR GORNI (saxofonista,compositor-arranjador, maestro Londrina Big Band)

 “Falar sobre o Duo Clavis é um prazer, proporciona um orgulho para mim e, portanto, uma felicidade.  Fui professora de ambos, Marcello Casagrande e Mateus Gonsales, dois grandes músicos. O que os tornou grandes músicos? Muito estudo, determinação, ousadia, mas o mais importante: amor pela música, prazer em tocar, descobrir.  Generosidade musical!
Cada um deles tem esses requisitos, o que os torna excelentes músicos.
Mas, o que faz um duo ser um UM?  Parece simples, juntam-se dois excelentes músicos e temos um duo! Não é bem assim.
É preciso compartilhar o “self” musical mediante um processo que requer a disponibilidade de se conhecer a si e ao outro e, sobretudo, abrir mão do um para ser um DUO.  A música que transborda é fruto dessa capacidade de se doar. E isso é o que acontece com o Duo Clavis nas suas performances que nos brinda com repertórios ousados, novos, contemporâneos. Improvisações que revelam um requinte musical delicioso!
Então, deixo aqui, meu carinhoso abraço ao José Marcello e ao Mateus que imprimem um estilo musical próprio. Londrina, com certeza, fica orgulhosa desse Duo que marca uma geração de jovens músicos londrinenses!
Viva!”
(Drª MAGALI KLEBER, Doutora em Educação Musical, Membro do Executive Board of International Society for Music Education ISME)

IMG_6662

(Marcello Casagrande & Mateus Gonsales)

(Marcello Casagrande & Mateus Gonsales)

Músicos

Marcello Casagrande (vibrafone/marimba), natural de Londrina-PR (1968). Mestre em percussão performance pela University of Missouri – Columbia (USA), e Graduado em Licenciatura em música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Timpanista e responsável pela seção de percussão da OSUEL (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina). Vem se dedicando ao vibrafone na musica instrumental brasileira e em diversos processos criativos, projetos, shows, CDs e distintas formações instrumentais. Atua como professor de percussão na área acadêmica, projetos sociais e festivais de música sempre incentivando e mostrando as possibilidades artísticas e expressivas da percussão no cenário da musical atual.

Mateus Gonsales (piano), natural de Londrina-PR. Formado em Jazz e MPB no Conservatório Musical e Dramático de Tatuí-SP, e graduado em produção fonográfica pela UNOESTE (Presidente Prudente-SP). Pós-graduado em Arranjo Musical pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desenvolve amplas atividades como pianista em vários grupos musicais, em shows, gravações, e projetos culturais. Tem atuado como produtor, arranjador em diversas produções musicais e CDs. Na área pedagógica é professor de piano, harmonia e improvisação

1506008_10201721315769212_63327310_n
J. Marcello Casagrande Vibrafone/Marimba
© Saulo Haruo Ohara
Mateus Gonsales Piano